9 de agosto de 2014

Intercâmbio: Essa pode ser a melhor experiência da sua vida!


Hey gente linda! Tudo certo por aí?

Muita gente tem me perguntado como eu vim parar aqui na Polônia! ahahah
Realmente, só as pessoas mais próximas estavam por dentro de tudo o que estava rolando, mas acho que é legal compartilhar essas informações por aqui também! 
Eu sempre tive muito interesse em fazer um intercâmbio, porém nunca soube direito por onde começar, e meus pais sempre tiveram um "pé atrás" em relação a isso. 
Se você, assim como eu, também já passou por isso ou quem sabe, está passando por isso right now, esse post vai ajudar você! 
1 - PESQUISE, PESQUISE E PESQUISE!
Antes de mais nada, você precisa ter em mente que existem várias formas de viajar pra outros países, seja através de intercâmbio estudantil, intercâmbio de trabalho, intercâmbio voluntário e a opção de turismo mesmo. É importante que você descubra qual a melhor opção pra você, com qual você se sente mais confortável e qual irá trazer mais benefícios pra você. Daí não tem outro jeito além de pesquisar muito! A internet é uma grande ferramenta nesse quesito, mas não esqueça de procurar opiniões de pessoas que já realizaram intercâmbios ou viagens, pra ver se é realmente isso que você quer!

2 - PRA QUAL PAÍS DEVO IR?
Eu sempre quis conhecer Londres, porém o custo de vida lá era alto demais pro meu orçamento. Então, quando comecei a pesquisar os países e as possibilidades, descobri que o Leste Europeu era a melhor opção custo x benefício pra mim. A partir disso, a pesquisa ficou mais "focada". Fiz uma lista dos países que me interessavam aqui no Leste Europeu e fui atrás de saber mais sobre a cultura, o custo de vida e outras mil coisas! Polônia, República Tcheca, Romênia e Eslovênia, eram os lugares que me interessavam, então pesquisei muita coisa sobre eles. É legal que você tenha em mente quais lugares são interessantes pra você, porém, saibam se eles "cabem" no seu orçamento. Por exemplo, Alemanha, Áustria, Suíça são países incríveis porém é preciso desembolsar mais cash! Eu adotei o pensamento de vir pra um país onde o custo de vida é compatível com o meu orçamento, porém é perto de outros lugares mais caros que eu quero conhecer, assim fica mais fácil! :)

3 - DOCUMENTAÇÃO
Um dos pontos mais importantes, é a documentação. Além do Passaporte, que é obrigatório, existem outros requisitos pra uma viagem internacional. Alguns países exigem vacinas em dia e específicas, vale dar uma olhada no site da ANVISA pra verificar os requisitos de determinado país! Alguns países exigem comprovantes de trabalho e moradia fixa no Brasil, portanto, prepare-se pra juntar a papelada. E claro, muito importante, muitos países exigem VISTO. Nesse site, tem informações de todos os países a respeito desse assunto. Pra Europa, os países do tratado de Schengen não exigem visto dos brasileiros em caso de permanência menor que 90 dias. Mais informações aqui. As passagens também se tornam documentos importantes nesse caso, pois, como já disse, passei apuros por não ter a passagem de volta ao Brasil impressa. Portanto, antes de embarcar, certifique-se que todos os documentos (inclusive as passagens), estão impressos e organizados, e tenha-os sempre em mãos!

4 - ESSA EMPRESA É SEGURA?
Já ouvi algumas vezes essa pergunta. Eu estou fazendo meu intercâmbio pela AIESEC, mas acredite, pesquisei MUITO antes de fechar o contrato! A Flávia que o diga, incomodei ela muitas vezes com muitas perguntas! Porém existem outras empresas no mercado que fazem intercâmbios, como a CI, a STB e várias outras que existem mundo afora. Já pesquisei preços com eles, porém, a melhor opção no meu caso foi o Intercâmbio Voluntário pela AIESEC. É importante que a empresa seja confiável, portanto, sempre procure falar com pessoas que já viajaram por essas empresas antes de fechar negócio, viu? 

5 - QUANTO CUSTA?
Essa também era uma das minhas maiores dúvidas. É preciso ter em mente que uma viagem internacional exige muito planejamento, afinal, estamos indo pra bem longe de casa! ahah São passagens, ônibus, trens, hostels, alimentação, gastos com turismo, etc etc etc. No meu caso, estou programando essa viagem há 1 ano, portanto, esse último ano foi focado em guardar dinheiro pra viagem. Em média, os gastos com passagens giram em torno de R$3.000,00 a R$5.000.00, dependendo se você compra a passagem com bastante antecedência ou não. Quanto mais próximo da data, mais caro fica! Outra coisa que é muito importante lembrar, é qual a moeda do país. Por exemplo, aqui na Polônia é o Zloty (R$1,00 = 0,75PLN), porém em muitos países europeus, a moeda adotada é o Euro (R$1,00 = 3,00). Então pra nós brasileiros, o custo de vida aqui na Polônia é bem mais baixo do que na Alemanha, por exemplo, mas tudo depende de quanto você pode gastar na sua viagem. Faça uma lista dos países que você deseja visitar durante sua estadia na Europa, quais as moedas de cada um, e faça uma média de quanto você pode gastar em cada lugar. Existem sites que mostram o custo de vida médio de cada país, vale dar uma olhada no Numbeo, dá uma boa ideia do custo de vida em cada país!

Por enquanto é isso! Espero que o post tenha sido útil e que tenha sanado algumas dúvidas!
Agora quero saber a opinião de vocês! Prontos para viajar? :D

Beijos!
                                                                                

Nenhum comentário

Postar um comentário