15 de outubro de 2012

Festas de Outubro e o Dress Code

Heey!

      Outubro esta aí e junto com eles chegaram as festas que o pessoal tanto gosta! 
     Regadas a muito chopp e comidas típicas, Oktoberfest, Fenarreco, Marejada e cia. estão recebendo milhares de pessoas de braços abertos!


     Como uma grande homenagem à cultura alemã, tão forte aqui na nossa região, essas festas remetem à nossas origens, e nos faz querer reviver aquela época. 
     Porém, se tem uma coisa que me chama a atenção nessa época, além da capacidade do ser humano de beber chopp infinitamente, são os trajes típicos usados pela maioria dos frequentadores. 


     Que bela homenagem ao povo alemão, não? Depende. O Traje típico alemão tem suas regras, e como povo brasileiro sempre tem seu 'jeitinho', ele deu um jeitinho nos trajes e diminuiu o comprimento aqui, apertou ali, adaptou isso e aquilo, e tchãrãm: traje típico alemão by Brasil
     Andei pesquisando as 'regrinhas' do dress code, assim como o surgimento dessa vestimenta, e olha só o que o Tio Google me falou:

     "Historicamente, a vestimenta utilizada identificava a classe social, o estado civil, a origem ou o negócio que tal pessoa tinha. As vestes variavam de acordo com a região e o propósito. Conforme a burocracia e a aristocracia urbanas desenvolviam uma afinidade pelos costumes rurais e pela vida no campo, durante o século XIX e início do XX, surgiu o interesse de adotar, preservar e cultivar os estilos de vestes destas regiões."

- Roupa Masculina
     " As calças curtas de couro, eram usadas por camponeses e lenhadores das regiões alpinas da Áustria e Alemanha, e aparecem na aristocracia entre meados e final da década de 80, durante o governo de Kaiser Franz Joseph. Os habitantes do sul da Alemanha, desenvolveram um estilo diferente, com aba frontal, como é vista atualmente. A veste tradicional masculina, incluía também camisas ou suéteres rústicos de linho ou lã, meias grossas de lã e sapatos. Jaquetas e chapéus variam com a ocasião e a região."

- Roupa Feminina
     " A veste feminina, é composta por um corpete justo, vestido longo e um avental, que pode ser usada sem mangas ou com uma blusa de renda. Sua origem vem das roupas de trabalho das servas femininas. Posteriormente, o traje tornou-se popular entre as mulheres de classe alta que usavam em feriados de verão. Adicionavam chapéus elaborados, de acordo com a região. Outro acessórios bordados com fitas e acabamentos trançados também eram típicos."

     No site da Oktoberfest, nesse link aqui, eles explicam o tradicional traje típico.


       Agora você meu amigo, me responda uma coisa: 
     Nessas lindas festas de outubro, qual a porcentagem de trajes REALMENTE típicos como visto acima, você encontra?
     Se sua resposta foi menos de 5%, parabéns! Você pensa igual a minha pessoa. É esse o traje tipicamente brasileiro que a gente encontra: (PREPARE-SE para um choque de  fashionismo ou falta dele)


     Okay, eu sei que você rolou a página pra cima para ver novamente o contraste. 
     Mas agora eu tento entender: POR QUEEEEEEEEEEEEE?
    Vamos considerar o seguinte: Aqui no Brasil, em outubro, é calor até, tudo bem. Lembro também, que não é típico do lugar usar roupas mais 'decentes' digamos assim. Mas se a festa é TÍPICA, se é pra homenagear o povo alemão, POR QUE fazer uma putaria dessas com os trajes típicos??? Só eu que acho o fato de parecer 'colono' legal nesse tipo de festa? 
   Eu ainda não fui em nenhuma dessas festas esse ano, e tenho meu vestido de frida que é ATÉ O JOELHO, conforme manda o lindo figurino, mas tenho certeza do que vou encontrar, basta dar uma conferida no facebook. É sempre a mesma história (leia-se no dress code). Vestidos micro, decotes maxi. E cadê referência ao traje alemão? Ah sim, algumas fitas e as cores da bandeira. 
    Sinceramente, isso deveria ser muito bem repensado, tanto que o significado dessas festas nem é mais relembrar o passado e sim, total pegação. NADA CONTRA. Não quero ser uma velha falando mal das novinhas/novinhos, mas tenho certeza que muitos concordam, mesmo não gostando disso.
     Portanto você, Frida principalmente, olhe-se no espelho antes de sair de casa, e pense duas vezes. 
Lembre-se que existe vida e reputação após outubro. 
Ou não né? Você que sabe.

XoXo! ;**

Nenhum comentário

Postar um comentário