24 de agosto de 2012

Opinião: Estilo Próprio x Padronagem

Heey apples!

     Aqui estou eu nessa manhã de sexta-delícia-feira, lendo o livro "Chic - Um Guia de Moda e Estilo para o Século XXI - by Glória Kalil". Com certeza você já leu ou já ouviu falar do próprio.
O interessante, é que nas primeiras páginas em que li, alguns pensamentos me tomaram e me fizeram vir escrever este post, que provavelmente ninguém vai ler já que praticamente não divulgo o blog pra ninguém, rs. Só que como a minha memória não ajuda, gosto de ficar registrando as coisas. Enfim!
     O que é estilo afinal? Aposto que muitos pensam que estilo é usar o que está na moda. Porém, eu quero dizer o que eu penso que seja.

     Na minha opinião de leiga no assunto, estilo é permitir que outras pessoas visualizem sua personalidade através do que você está vestindo, independente se você está com uma tendência da estação, uma peça de marca caríssima ou então algo que já está há muito tempo no seu guarda-roupas.
     Eu, por exemplo, não aderi a moda dos Tênis com Salto, vulgo Sneaker (afinal não sei porque diabos chamam esse tênis com salto de sneaker se isso é tênis em inglês, WTF!). Como no último post, ainda tinha minhas dúvidas se essa onda iria me pegar ou não, e definitivamente não vai. Não acredito que seja algo que vá pegar nas próximas estações/coleções. Então, pra que gastar tanta grana, em algo que eu particularmente não me identifiquei, só porque está na 'moda' ? Sem contar que até Deus deve estar usando esse bendito. Nada contra, ok? Só acho que banalizou demais (se isso for concordante).

Porém, o foco não são os Sneakers, e sim a questão estilo x moda. É engraçado notar, quando se vai em algum evento, o quão 'padronizada' as pessoas estão. Ou é bota de cowboy + shortinho, ou é saia bandage + blusa de cetim, ou é sneaker com QUALQUER roupa, ou é óculos Evoke falsificado a torto e direito, etc! Cadê o estilo pessoal de cada um? Eu tento procurar os detalhes no meio do uniforme das pessoas, mas não encontro nada que me faça pensar: ah, essa pessoa deve gostar disso, ou aquilo. Fico me questionando se estamos voltando a década de 50 quando a moda era praticamente ditadura que servia pra determinar clases sociais, e que todos tinham que se vestir no mesmo propósito.
Arnaldo Jabor que me permita usar sua frase, mas a questão é que não "falta só amor", falta estilo próprio também!

 
     O que os outros vestem não é problema meu, I know. Mas se eu pudesse dizer algo, seria isso: Onde está sua marca pessoal, o que te diferencia dos demais? Caro colega, se você não encontrou uma resposta pra isso, você está sendo uma vítima da moda.
     Use a moda a seu favor! Saiba equilibrar tendências dentro do seu estilo, do que você pensa e vive!
     De que adianta querer usar coisas que não favoreçam você simplesmente porque TODO MUNDO USA? Lembrando que não estamos falando de Havaianas, estamos falando de como você é visto perante os demais!
     E tenha certeza, que aqueles que você acha que são estranhos, com roupas esquisitas, são as pessoas que serão lembradas. Sabe por que? Por que tais pessoas, estão usando sua personalidade em forma de roupa! Estão registrando sua marca, e se diferenciando, inovando e tendo estilo próprio!
 
 
     Agora olhe ao seu redor: em quantas pessoas você nota estilo próprio? Ou, de quem você lembra quando vê certo tipo de roupa? Aí estão as pessoas que serão lembradas.
     E se quer saber, eu acredito que, como disse Glória Kalil nesse livro lindo:

" A moda é oferta. Estilo é escolha".

Bom Final de Semana! ;*

2 comentários

  1. Parabens pela definição, complementaria apenas que o resultado da era do capitalismo que te leva por qualquer lugar que vá , que leia, que ouça, que assita.... busca nos levar a um pensamento padronizado, pq a funçao de tudo que existe é VENDER, VENDER, VENDER e infelizmente torna-se presa fácil aqueles que ainda náo entenderam o que é a diferença entre moda, estilo , elegancia e consumismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, complemento perfeito! As pessoas precisam entender que consumismo é diferente de estilo, que não é a quantidade de roupas que se tem ou que se compram que definem o estilo e a elegância de uma pessoa!
      Adorei! Beijo ;**

      Excluir