21 de julho de 2014

Sobre Viajar Sozinha


Todo mundo sonha em viajar pelo menos uma vez na vida. Seja pra uma cidade próxima ou pra um país distante, essa ideia sempre nos persegue em algum momento. O meu sonho sempre foi conhecer Londres, ou seja, precisaria viajar pra realizar esse sonho. Mas quando a gente imagina uma viagem, a gente pensa só nas coisas boas, nos lugares que quer viajar e quais roupas levar na mala. Ah, se eu soubesse antes o que eu descobri só agora depois que comecei a viajar...
A gente descobre que é muito mais capaz do que imagina, descobre que o medo não é problema e que se você quer algo, você mesmo tem que correr atrás. 
Essa é a primeira vez que estou "morando" fora de casa. Até então, sempre tive as mordomias que minha família maravilhosamente me deu. Comecei a planejar essa viagem há mais ou menos 1 ano atrás, juntando boa parte do meu salário e deixando de comprar coisas fúteis.
Sinceramente, não achei que fosse tão desafiador morar sozinha. Minha mãe sempre me ensinou a fazer os serviços de casa, mas sabe como é, na correria do dia-a-dia, fica sobrando tudo pra ela... E aqui, ahá meu amigo, aqui não sobra pra ninguém além de mim. Aí a gente se vira como pode.
Máquina de lavar roupas aqui é sonho, microondas só com sorte e tem que correr muito pra não perder o ônibus. Já tive que lavar minha toalha de banho em uma pia com sabonete, já tive que tomar água com gás (odeio) porque comprei errado, e não dá pra desperdiçar money aqui e já tive que pegar vários ônibus pra chegar em casa porque me perdi no meio do caminho.
Estou há 22 dias fora de casa, e ainda não tomei café por aqui, nem comi arroz ou feijão. É, se adaptar a uma nova cultura leva um certo tempo e uma boa dose de esforço. O polonês é uma língua muito difícil, consegui aprender o básico mas ainda é complicado. 
Sobre conviver com outras 8 pessoas de culturas diversas, o desafio é maior ainda. Nenhuma cultura é a certa, é preciso achar um equilíbrio pra que todos possam conviver bem. Aqui são China, Malásia, Grécia, Ucrânia, Romênia, Egito e Brasil. Imagina só a diversidade de costumes! 
Eu confesso que não esperava essa realidade. A gente sempre imagina as coisas com um pouco de "fru fru", certo? Mas na real as coisas são mais complicadas. A saudade de casa tá gigante, e é difícil segurar as lágrimas as vezes. Agora eu sei e entendo o valor de muitas coisas, agora eu vejo o quão feliz minha rotina era e eu sempre buscava um "algo mais". Tenho certeza que quando eu voltar, vou ser uma pessoa completamente diferente daquela que embarcou no dia 30 de Junho. Aqui a realidade é outra, os problemas que eu achava que tinha não são nada, e estou com mil planos pra quando voltar. 
Sobre a minha mala, quanta coisa desnecessária! Achei que o "look" seria algo importante e na real, é a última coisa que penso aqui. Aqui, a gente só se importa com conforto e com uma mala leve, no caso de viagens nos finais de semana. 
É até engraçado saber que eu pensava uma coisa e na real, agora já penso completamente o oposto. A gente muda diariamente fora de casa, muda e nem percebe, e quando percebe, já se é quase outra pessoa. 
E como dizia o grandioso Quintana: "Viajar é mudar a roupa da alma"...

2 comentários

  1. Love this look! How much fun is that sweater! Adore!

    Anna
    alilyloveaffair.com

    ResponderExcluir
  2. mudanças são necessárias sempre ♥
    se as tuas forem pra te tornar uma pessoa melhor, que bom!
    contanto que tu mude tudo, menos nossa amizade, eu te aceito aqui de volta em Setembro ♥ kkkkkkkkkk

    nem parece que faz tantos dias! já é quase um mês!
    saudade enorme de ti ♥
    volta pra gente rir e fofocar muito, pq só pelo whats é pouco kkkkkkkkkk

    Deus esteja sempre contigo em cada lugarzinho que tu vá, e que essas pessoas tbm se sintam mais felizes por ter um pouquinho de 'Nadi' na vida delas ♥

    te amo muito, espero tua volta ansiosamente ♥

    ResponderExcluir