Bom Dia pra você que acordou sem voz. Não sei que diabos me deu pra ficar assim, com essa voz de traveco.
Mas enfim, vamos falar do que interessa! Hoje o texto postado aqui no blog, foi retirado de um blog muuuito legal que é o Mundo das Marcas! Lá tem histórias incríveis de várias marcas do nosso dia-a-dia! Vale muito a pena dar uma passada lá hein?
Eu escolhi falar da Converse - All Star, uma marca que me acompanha há muito tempo!
Quem nunca teve um All Star que atire a primeira meia! Adorei a história, e como os tênis foram evoluindo conforme o passar do tempo! Saca só!
"A CONVERSE talvez seja a mais importante marca esportiva do século 20 no
mercado americano. E não é para menos: além de criar um dos tênis mais famosos
de todos os tempos, o ALL STAR, foi de extrema importância para o
desenvolvimento do basquete. Por isso ganhou a reputação de “America’s
Original Sports Company” (Companhia de Esportes Original da América). Um
século depois, a marca americana, que continua fazendo sucesso com seus tênis de
visuais retrô e coloridos, é sempre um clássico em milhões de pés pelo mundo
afora.
A HISTÓRIA
Tudo começou
no mês de fevereiro de 1908 quando Marquis Mills Converse, um respeitado
ex-gerente de uma firma de calçados esportivos, depois de sofrer um tombo em uma
escada, decidiu criar sapatos com sola de borracha para evitar derrapagens e
escorregões, e fundou a empresa THE CONVERSE RUBBER COMPANY na cidade de Malden,
estado americano de Massachusetts, tendo como objetivo produzir tênis com solado
de borracha para homens, mulheres e crianças. Um ano mais tarde 15 empregados
produziram seus primeiros pares de tênis, que eram vendidos diretamente para
lojas na cidade de Boston. Pouco depois, em 1910, a empresa já empregava 360
pessoas, produzia 4.000 pares de tênis por dia e possuía 14 representantes de
venda promovendo seus produtos. Foi somente em 1915 que a empresa passou a
produzir os primeiros pares de tênis para a prática de esporte em geral.
Pouco depois, em 1917, a história da CONVERSE começaria a mudar quando ela
lançou no mercado o primeiro modelo de tênis para a prática de basquete.
Confeccionado com lona, com sola grossa e biqueira de borracha, o novo modelo
chamado CONVERSE ALL STAR, se tornaria um dos calçados esportivos mais famosos
de todos os tempos. Em 1921, Charles “Chuck” Taylor, jogador universitário que
logo se tornou profissional, juntou-se a CONVERSE e colocou novas idéias para
uma versão do ALL STAR. Ele mudou o desenho da sola para criar mais tração,
adicionou uma proteção no calcanhar para melhorar o apoio e proteção ao
tornozelo dos jogadores. Lançado em 1923, o CONVERSE ALL STAR com sua assinatura
foi um sucesso instantâneo, sendo o único tênis usado por todos os jogadores de
basquete, quer seja profissional ou universitário. O tênis foi o primeiro modelo
produzido para o mercado de massa norte-americano.
No ano de 1933 a empresa foi comprada pela família Stone. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa passou a produzir sapatos especiais, tecidos protetores e acessórios para as forças armadas americanas. O design básico, o conforto, a durabilidade e funcionalidade foram características que determinaram a escolha do CONVERSE ALL STAR como calçado oficial do exército americano durante o conflito. Depois de terminada a guerra a CONVERSE continuou desenvolvendo sua linha de tênis. No período de 1946 a 1949, inaugurou duas grandes fábricas na região de New Hampshire para atender a crescente demanda por seus produtos. Em 1953 inaugurou a Coastal Footwear Corporation na cidade de Canovans em Porto Rico, iniciando assim seus primeiros passos para a expansão internacional.
Com o surgimento do Rock & Roll nesta década, seus seguidores utilizavam uma espécie de uniforme: jaqueta de couro, calça jeans e tênis de cano alto. E foi justamente por causa dos fãs do Rock & Roll que a CONVERSE e seus tradicionais tênis de cano alto, divulgados com o slogan “It’s Converse for Comfort” se tornaram ainda mais populares nos Estados Unidos. Nos anos 60 a marca promoveu seus tênis como parte do autêntico estilo de vida americano nas escolas e faculdades. Foi também nesta década, em 1966, que por pressão das equipes profissionais de basquete, a CONVERSE começou a produzir o famoso ALL STAR em outras cores, além da tradicional preta e branca. Em 1972 a CONVERSE foi comprada pela Eltra Corporation que tinha a intenção de expandir ainda mais o negócio, explorando a popularidade da marca ALL STAR.
Esta década foi a mais difícil na história da CONVERSE, pois com o incremento
das importações e o alto custo das matérias-primas, a empresa precisou cortar
custos fechando várias fábricas e finalizando algumas linhas de produtos. Para
piorar ocorreu o surgimento no mercado americano de outras marcas rivais como
Puma, Nike, Adidas, e posteriormente a Reebok, onde justamente a CONVERSE
praticamente reinava absoluta. No final desta década, em 1979, a empresa foi
vendida novamente para a Allied Corporation. Durante este período suas vendas e
lucros aumentaram significativamente. Em 1983 lançou ações na Bolsa de Valores e
em 1986 foi comprada pela Interco Incorporated. Nesta época a empresa lançou no
mercado a linha CONVERSE THE WEAPON, composta por tênis para basquete em couro
branco de cano alto com várias combinações de cores, semelhantes às das equipes
da liga profissional americana.
Depois de anos com as vendas em declínio, a empresa acabou pedindo concordata em
janeiro de 2001 e foi adquirida pela Nike no dia 9 de julho de 2003 por US$ 305
milhões, que comprou a CONVERSE basicamente pelo valor da marca ALL STAR, um
produto que é o oposto dos tênis da Nike: sem tecnologia o tênis é um dos mais
simplórios do mercado. Muito mais que uma marca, ao comprar a CONVERSE a Nike
passou a ser proprietária de um ícone que há mais de um século faz sucesso tanto
dentro como fora das quadras esportivas. Em 2008, a empresa abriu sua divisão de
Skateboard que, no Brasil, oferece mais de 30 modelos de tênis exclusivos para
os skatistas. Atualmente a empresa tem sua principal linha de produto
direcionada para basquete e skate e centrada na marca ALL STAR.
A EVOLUÇÃO VISUAL
Ao
longo de sua história a CONVERSE modificou por várias vezes o visual de seu
logotipo, mas nunca deixando de lado a tradicional estrela.
DADOS CORPORATIVOS
●
Origem:
Estados Unidos
Estados Unidos
● Fundação:
1908
● Fundador:
Marquis
Mills Converse
● Sede mundial:
North Andover,
Massachusetts
● Proprietário da marca:
Nike
Inc.
● Capital aberto:
Não (subsidiária)
Não (subsidiária)
● CEO:
Jim Calhoun
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
Não divulgado
● Lojas:
+ 54
● Presença global:
160 países
● Presença no Brasil:
Sim
Sim
● Funcionários:
400
400
● Segmento:
Vestuário
esportivo
● Principais produtos:
Calçados e
acessórios esportivos
● Ícones:
O tênis
All-Star
● Slogan:
Everyone is a
star.
● Website: www.converse.com
A MARCA NO MUNDO
Atualmente a CONVERSE oferece um diverso portfólio de produtos esportivos comercializado em mais de 160 países, tendo nos tênis ALL STAR seu carro-chefe. A marca possui ainda uma pequena rede de lojas próprias com mais de 54 unidades.
Você sabia?
● Desde seu lançamento no mercado já foram comercializados mais de um 1,1 bilhões de pares do CONVERSE ALL STAR CHUCK TAYLOR.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). "
E aí, o que acharam da história? Incrível não?
Quero agradecer ao blog Mundo das Marcas que muito gentilmente cedeu o conteúdo para que eu pudesse postar aqui!
Pra finalizar o post, algumas imagens do nosso queridinho de desde sempre!
Boa Quarta! ;**
Que legal!!
ResponderExcluirbem interessante.. eu já tive vários..que de tanto usar já não tenho mais.. kkkkkkkkk o meu preferido era um jeans todo rasgado, de cano alto.. *-* deu até saudade dele agora..
kkkkkkkkkkkkk
Beeijo!